homem-entediado-de-tiro-medio-no-trabalho_edited.jpg

TDAH:

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, ou seja, seus sintomas precisam ser iniciados ainda na infância. Sendo composto por dificuldades de manter a atenção, impulsividade e hiperatividade..

Podendo ser classificada em 3 tipos:

​

• TDAH com predomínio em sintomas de desatenção.

• TDAH com predomínio em sintomas de hiperatividade/impulsividade.

• TDAH combinado.

A pessoa que sofre de TDAH poderá desenvolver os seguintes sintomas:

​

• Não consegue focar em uma coisa, se distraindo com facilidade com estímulos que acontecem à volta.

• Esquecimento de compromissos, está sempre enrolado e mesmo criando metas e usando agendas não consegue seguir.

• Perda de objetos. Também dificuldade de lembrar onde deixou objetos, isso porque na hora que estava guardando não estava concentrado mantendo atenção.

• Sensação subjetiva de inquietude, sente como se estivesse hiperativa e agitada por dentro. Por exemplo, fica se mexendo no escritório, não consegue ficar parado e criar vários hálibes para levantar, arruma motivos para não ficar quieto.

• Impaciência: não consegue esperar alguém terminar de falar e já interrompe.

•  Fala em excesso, não consegue conter sua vontade de falar, corta as pessoas e responde antes de terminar.

• Dificuldade de organizar e respeitar a hierarquia das tarefas.

• Procrastinação.

• Dificuldade de gerenciar a intensidade e duração das emoções, tem humor instável.

• Irritabilidade.

• Dificuldade para lidar com situações de estresse e controlar a raiva.

• Baixa autoestima. Cria uma visão negativa de si mesma devido a todas essas questões acima.

Todos esses sintomas também podem acontecer em momentos mais estressantes e cansativos da nossa vida, além de também serem comuns na ansiedade.

​

Por isso a psicoterapia é de suma importância, pois será necessário fazer uma avaliação apurada dos sintomas.

​

Através da psicoterapia você irá aprender a controlar seus impulsos, manejar suas emoções, criar uma rotina e hábitos que facilitem sua concentração, além de aprender estratégias para lidar com tais sintomas.