Burnout:
Segundo um levantamento da International Stress Magnagement Association (ISMA) o Brasil é o segundo país com mais casos de Burnout.
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é uma doença ocupacional que tem como sintomas a exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e mental resultante de situações profissionais desgastantes ou por más condições em que o trabalho é exercido, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Outros motivos que podem ocasionar o Burnout é a falta de reconhecimento profissional, a sensação que está sozinho e sofrer relacionamento abusivo por outro profissional, por exemplo.
Alguns sintomas principais seriam:
-
Alto nível de estresse constantemente;
-
Tensão emocional, acreditar que nunca fez o suficiente;
-
Excesso de demanda profissional;
-
Perda na produtividade;
-
Cansaço excessivo;
-
Dores de cabeça e tensões musculares;
-
Pressão alta;
-
Insônia.
Todos esses sintomas podem levar o profissional a necessitar do afastamento do trabalho e até ocasionar depressão quando não tratado.
O tratamento é feito através de psicoterapia onde o psicólogo irá te ajudar a se conhecer melhor, aprender a respeitar seus limites, valorizar suas qualidade e comunicar de forma eficiente seus sentimentos e sensações.
Também é possível a mudança de rotina onde serão incluídos atividades de lazer e atividade física, tempo de descanso. Criar uma rotina organizada e de qualidade.
Alguns casos torna-se necessário o envolvimento também com o trabalho do paciente para que sejam pensadas mudanças no intuito de favorecer a saúde dos envolvidos.