top of page
front-view-of-woman-with-anxiety_edited_edited.jpg

 Ansiedade: 

A ansiedade é uma emoção que todos nós experimentamos frente a situações que nos tirem da zona de conforto e são interpretadas pelo nosso cérebro como uma ameaça. Por exemplo: Falar em público ou discutir com alguém. 

Entretanto, algumas pessoas sentem essa emoção de forma mais intensa e frequente, surgindo independente de um real estímulo ameaçador. Neste caso pode ser sinal de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

O TAG é caracterizado por um medo e preocupação excessivos com coisas da nossa rotina. Tudo desperta a insegurança, há uma necessidade muito grande de controle. Exemplo: você manda mensagem para o seu parceiro e ele fica online, mas não te responde. Você já começa a fantasiar mil coisas achando que tem algum problema, quando muitas vezes ele apenas estava ocupado resolvendo algo do trabalho.

A ansiedade pode ter como causa situações atuais da vida, como o desemprego, ou estar relacionada a experiências passadas mal resolvidas que fazem a pessoa ser muito apreensiva quanto a vida.

Tudo vira uma grande ameaça, é como viver num filme de suspense onde a qualquer momento algo pode dar errado.

  1. Pensamentos negativos e catastróficos.

  2. Preocupação excessiva.

  3. Alterações no apetite, sentindo muita fome ou nenhuma fome.

  4. Problemas gastrointestinais.

  5. Alterações de sono.

  6. Tensão Muscular.

  7. Dificuldades de concentração.

  8. Irritabilidade.

  9. Inquietação, balançando mãos e pernas.

  10. Outros sintomas físicos como: fadiga, tremores, sudorese, taquicardia e dificuldades para respirar.

O diagnóstico de ansiedade é feito pelo psicólogo ou psiquiatra. Seu tratamento inclui atendimentos psicológicos semanais, mudanças de hábitos e rotina, alguns casos necessitam também de medicação.

Através da psicoterapia você aprende a perceber os gatilhos da ansiedade, desfazer seus pensamentos distorcidos, criar uma rotina que promova a saúde, trabalhar os seus medos e aprender a modular suas emoções.

A terapia se torna uma maneira de colocar toda ansiedade para fora e assim poder sair de medos imaginários e lidar com aquilo que é real na nossa vida.

bottom of page