Depressão:
A depressão é uma doença que produz alterações no humor caracterizada por uma tristeza profunda, forte sentimento de desesperança, desânimo, baixa autoestima, culpa e com alterações no sono e no apetite.
Apesar de alguns acontecimentos na nossa vida causarem tais efeitos, como a morte de uma pessoa querida, no quadro depressivo a tristeza não desaparece nunca, mesmo quando não há nada que a desencadeie.
A pessoa com depressão também sente muita apatia perante a vida, nada chama sua atenção ou a diverte. Perdendo o desejo por coisas que antes lhe davam prazer e acreditando que nada pode ser feito para mudar sua situação.
A depressão pode ter como causa questões genéticas ou acontecimentos atuais que surgem como gatilhos, por exemplo término de um relacionamento, doenças crônicas, abuso de drogas…
Sintomas mais comuns:
-
Alteração de peso, como perda ou ganho sem intenção.
-
Distúrbio de sono, geralmente tendo insônia à noite e muita sonolência durante o dia.
-
Problemas psicomotores, ficando com movimentos mais letárgicos.
-
Fadiga ou perda de energia constante.
-
Culpa excessiva e sentimento de inutilidade.
-
Dificuldade de concentração.
-
Ideias suicidas.
-
Baixa autoestima.
-
Alteração da libido.
-
Perda de prazer pelas coisas que gostava.
O diagnóstico de depressão é feito pelo psicólogo ou psiquiatra. Seu tratamento inclui atendimentos psicológicos semanais e a maioria dos casos necessitam também de medicação. Com frequência a família é incluída para auxiliar no tratamento.
O tratamento psicológico irá ajudar você a colocar sua dor pra fora sem se sentir um fardo, pois o profissional está ali para te acolher. Você poderá fechar as situações que estão emocionalmente inacabadas e diminuir a culpa.
Conforme sua dor é direcionada você poderá começar a ver uma luz no fim do túnel e se redescobrir, aprender coisas que você gosta e ter novamente prazer na vida.